Reabertura Ponte Hercílio Luz

Reabertura da Ponte Hercílio Luz: conheça mais sobre esse patrimônio histórico dos catarinenses

Um dos mais famosos cartões-postais de Florianópolis, a Ponte Hercílio Luz chama a atenção de quem cruza a Baía Norte. Os turistas ficam impressionados pela imponência e beleza, da "Velha Senhora", e os moradores acompanham atentamente cada novidade na obra de recuperação das estruturas enquanto contam os dias para a reinauguração. A boa notícia é que essa espera está muito perto de terminar: dia 30 de dezembro de 2019, acontecerá a rebertura da ponte Hercílio Luz. A data será marcada com eventos abertos ao público.

 

Quem se hospeda do Faial Prime Suites conta com o privilégio de estar a poucos minutos (a pé) de distância da Ponte Hercílio Luz. Nossos hóspedes ganham mais uma opção de passeio, já que, há planos de manter uma agenda artística, cultural e esportiva na ponte e suas cabeceiras. Além disso, ao lado da cabeceira insular, está localizado o Parque da Luz, perfeito para bons momentos em família, com sua área arborizada e bem iluminada, seus parques infantis e quadras para prática de esportes.

 

Conheça a Ponte Hercílio Luz

Até a inauguração da Hercílio Luz, a primeira das três pontes que ligam a Ilha de Santa Catarina ao continente, a travessia entre a parte insular e continental da capital catarinense era feita por barcos e balsas. Isso tornava o processo lento, e  em em determinadas épocas, devido a ventos e tempestades, a travessia era suspensa, deixando parte da capital catarinense isolada. Por isso, houve um movimento político para transferir a capital para algum município do continente. Como resposta, o então governador, Hercílio Luz, propôs a construção de uma ponte para fazer essa ligação. Logo, uma equipe de engenheiros do Brasil e do exterior começaram a planejar e executar a obra.

O modelo escolhido - pênsil com barras de olhal - atendia às necessidades da população e cabia no orçamento do governo do Estado. Os desenhos do projeto e a fabricação da estrutura foram feitos por empresas norte-americanas (United States Steel Products Company e American Bridge Company).

Inicialmente, a ponte se chamaria Ponte do Estreito (em referência à região / hoje bairro, e a formação geográfica que "aproxima" as duas áreas, insular e continental). Mas logo recebeu o nome de Ponte da Independência, dado pelo governador Hercílio Luz, que acabou homenageado emprestando seu nome à importante obra, que seria inaugurada em 13 de maio de 1926, menos de dois anos após sua morte.

A Ponte Hercílio Luz foi tombada como patrimônio histórico, artístico e arquitetônico de Florianópolis em agosto de 1992. É a maior ponte pênsil do país, com seus 821,005 m de comprimento total, sendo de 339,471 metros a extensão do vão central. Sua estrutura de aço pesa em torno de 5.000 toneladas.

Até 1982, quando foi inaugurada a Ponte Colombo Salles, a Hercílio Luz era a única via de acesso ao continente. Mesmo com tanta importância, não havia recebido manutenção adequada. Por causa disso, em 1991 ela foi totalmente interditada, até para pedestres.

Após muitos anos de negociação e obras interrompidas, a Ponte Hercílio Luz vai, enfim, voltar a fazer parte do dia a dia dos florianopolitanos e visitantes!