Aroma nos ambientes: uma das marcas registradas Faial Prime

Óleos essenciais de plantas liberam aromas nos ambientes que possuem funções terapêuticas. Eles atuam ativando diferentes partes do cérebro, no mecanismo de transmissão de impulsos nervosos e em outras atividades físico-químicas do organismo. São capazes de atenuar sintomas e até curar problemas físicos e emocionais. Os aromas de óleos essenciais podem auxiliar o sistema imunológico, fortalecendo as defesas do corpo. Podem diminuir o estresse; promover o bem-estar; combater a depressão, a insônia e crises de ansiedade. E ainda melhorar o funcionamento do sistema respiratório, combatendo doenças como gripes, resfriados, asma e alergias. Alguns, ainda, ajudam no processo de emagrecimento.

 

O AROMA DO FAIAL PRIME 

Quem já se hospedou ou esteve no Faial Prime Suites deve ter percebido que nossos ambientes possuem um aroma específico. Trata-se de uma fragrância especialmente criada para o Faial, concebida pensando no bem-estar e em aumentar a sensação de conforto de nossos hóspedes.

A memória humana é capaz de “armazenar” cerca de 10 mil aromas (enquanto memorizamos e reconhecemos em torno de 200 cores). Isso explica a razão pela qual temos muitas memórias puramente olfativas. Por exemplo, nos lembramos do cheiro de terra molhada sem necessariamente pensarmos na chuva.

Ao criar nossa identidade olfativa tivemos o cuidado de escolher notas suaves e neutras, a fim de agradar a maior quantidade de pessoas. Dessa forma enriquecemos ainda mais a experiência dos nossos hóspedes e visitantes.

 

QUAIS SÃO E PARA QUE SERVEM OS PRINCIPAIS ÓLEOS USADOS NA AROMATERAPIA

 

Alecrim: Diminui o cansaço mental, a falta de memória, a dificuldade de concentração, combate dores de cabeça, enxaquecas, dores musculares e dores articulares.

Bergamota: Combate o estresse, a depressão, a ansiedade, trata infecções da pele, e ajuda no processo digestivo.

Camomila: Combate o estresse, reduz a tensão muscular, a depressão e ajuda no tratamento de inflamações do sistema urinário.

Canela: Combate o cansaço físico ou mental, diminui a irritabilidade, melhora dor de cabeça, aumenta a concentração, ajuda a diminuir cólicas menstruais. 

Eucalipto: Auxilia no tratamento de problemas respiratórios, da dor de cabeça, da enxaqueca, combate dores musculares, febre e tensão muscular.

Ilangue-ilangue: Diminui a ansiedade e o estresse, trata dores de cabeça, náuseas, ajuda no tratamento da pressão alta e de problemas intestinais. 

Jasmim: Devolve a libido (principalmente a mulheres na menopausa), ajuda no tratamento de respiratórios, combate o estresse, a depressão e reduz a tensão muscular.

Lavanda: Combate o estresse, a dor de cabeça, ajuda a tratar resfriados e problemas respiratórios, melhora a qualidade do sono. 

Limão: Aumenta concentração, combate a ansiedade, o estresse, a falta de energia, fortalece o sistema imunológico, trata problemas de má digestão e combate a febre.

Sândalo: Diminui o estresse e a tensão muscular, ajuda na manutenção da libido.

 

QUAL A MELHOR MANEIRA DE USAR OS ÓLEOS AROMÁTICOS?

 

Inalação

A inalação é a maneira mais utilizada. Muitos médicos, naturólogos, naturopatas e terapeutas acreditam que essa forma oferece mais benefícios e tem efeitos mais rápidos e duradouros. Afinal, faz com que as moléculas da essência ativem mais rapidamente o sistema nervoso e o sistema límbico. 

É indicado utilizar óleos certificados, de preferência orgânicos, para evitar intoxicação por substâncias químicas presentes nas plantas.

 

Aromatizador

Pode-se utilizar aromatizador com vela ou elétrico. Basta adicionar algumas gotas de essência em água no aromatizador. O calor evapora a água e o óleo e espalha o aroma pelo ambiente. 

 

Evaporização

É ideal para colocar em lugares pequenos, como na mesa de trabalho, por exemplo. 

Basta pingar algumas gotas de óleo em uma bola de algodão ou em um pedaço de pano. A essência será liberada aos poucos. 

O algodão ou pano pode ser colocado em uma xícara, em um vaso ou em outro recipiente.

 

Spray

Em um recipiente com válvula spray, acrescenta-se água e algumas gotas de óleo. Então, basta borrifar no ambiente algumas vezes ao dia. 

Além dessas maneiras, é possível usar os óleos em massagens, banhos ou em vaporização (indicada para tratar problemas respiratórios).