Dicas para realizar um mini wedding em Florianópolis

Cada vez mais noivos vêm optando por festas de casamento intimistas, para poucos convidados. Os mini weddings, como são chamadas essas festas para cerca de cem pessoas, são perfeitos para casais que não abrem mão de celebrar a união, mas que não desejam gastar demais com recepções suntuosas. Esse formato de festa permite maior contato entre noivos e convidados, além disso, quem opta por um casamento pequeno normalmente escolhe dar um toque pessoal em cada detalhe, o que faz de cada mini wedding único e superexclusivo.

Em Florianópolis, os mini weddings são uma tendência crescente entre noivos que desejam realizar uma festa sem se estressar com os preparativos, com menor custo e mais personalidade e originalidade.

 

COMO ORGANIZAR UM MINI WEDDING?

Uma cerimônia pequena nos tamanho e números de convidados deve ser inesquecível! E para isso, planejamento é fundamental.

 

Orçamento e despesas

O primeiro passo é definir o orçamento. Saiba o quanto o casal pode gastar e preveja as despesas extras, pois muitas vezes elas são inevitáveis. Monte uma planilha de gastos com todos os orçamentos dos fornecedores e se baseie nela antes fechar os contratos.

 

Referências

Crie uma pasta com referências de como você quer que seja sua festa e salve ideias de mesas, decoração, convites, roupas... isso vai facilitar muito na hora da escolha. Busque imagens em sites, blogs e no Pinterest.

 

Data

O ideal é que os noivos escolham duas ou até três datas desejadas, para então verificarem a disponibilidade de igrejas (se houver), salões e juiz de paz. Faça as reservas necessárias.

 

Escolha o local

Um importante diferencial do mini wedding pras festas tradicionais é que ele pode ser feito em lugares menores e mais aconchegantes, sem a impessoalidade dos grandes salões.

Salões de hotéis são muito procurados para essas cerimônias, pois, além do espaço, contam com a infraestrutura e a equipe do lugar. Familiares, amigos e os próprios noivos podem ficar hospedados no hotel, evitando deslocamento e permitindo que aproveitem todos os minutos da festa sem preocupação com o trânsito.

No Faial Prime Suites, no Centro de Florianópolis, os noivos podem dizer “sim” tendo como cenário o mar da Ilha de Santa Catarina. É possível, ainda, reservar suítes para reunir as madrinhas e os padrinhos antes da festa, para se arrumarem juntos, dividirem a ansiedade e para um brinde especial.

 

Lista de convidados

Um mini wedding costuma ter entre 50 e 100 convidados, geralmente pessoas da família e melhores amigos dos noivos. Isso pode causar certo desconforto e até gerar atritos. É importante que o casal tenha paciência para fazer e refazer a lista quantas vezes forem necessários. O importante é todos se sentirem bem.

 

Fornecedores

Os fornecedores do casamento são fundamentais para o sucesso da festa. Pesquise as opções na sua região, peça recomendações, converse com cada um deles o quanto for necessário.

Com menos convidados, é possível investir um pouco mais no buffet, nas bebidas e no doce, que são os itens principais de uma festa. Se o orçamento for apertado, priorize o que o casal mais gosta, por exemplo: se é mais importante ter uma banda legal que uma decoração mais elaborada, ou se preferem investir em fotos e vídeos que gastar com barmen e drinks especiais.

 

Faça você mesmo

Quem escolhe fazer um mini wedding geralmente opta por preparar alguns itens do casamento. O DIY é uma solução econômica e sustentável, que pode ser muito divertida de os noivos criarem “grupos de apoio” com amigos e parentes. Basta reunir a turma algumas vezes para fazer convites, alguns elementos de decoração e até comidas ou roupas, dependendo do talento de cada um.

 

Aproveite cada minuto

Por mais estressante que possa parecer a correria durante a preparação do casamento, você guardará lindas memórias desses dias e sentirá saudade. Cerque-se de pessoas queridas, que possam ajudar nas escolhas e dar carinho.

No dia da festa, divirtam-se, dancem, experimentem todas as delícias do buffet e da mesa de doces, abracem os convidados e agradeçam por compartilharem um momento tão importante com vocês.