Volta ao mundo em 13 filmes: Uma lista de filmes para viajar e conhecer diferentes cidades, se inspirar e planejar seu próximo destino

Nem sempre podemos viajar no momento e para o lugar desejado. E, em momentos como o que estamos passando, no qual o turismo está suspenso em razão da necessidade de isolamento para combater a Covid-19, quando andar livremente pelas cidades e desbravar paisagens não é possível, os filmes são uma maneira segura de viajar. Basta uma televisão, acesso à internet e um balde de pipoca para você mergulhar nos mais diferentes cenários, conhecer culturas e se divertir.

13 FILMES PARA CONHECER O MUNDO SEM SAIR DE CASA

Paris, Roma, Nova Iorque... são tantas as cidades que servem de pano de fundo para histórias de amor, de suspense e até de terror. Algumas vezes, a cidade onde se passa o filme chama mais atenção que os personagens e a trama. Confira a lista preparada pelo Faial Prime Suites e escolha seu próximo filme e (por que não?) o destino de sua
próxima viagem!

1. Comer, Rezar e Amar (EUA | 2010)

Liz Gilbert (Julia Roberts) é uma jornalista que decide largar uma vida confortável em Nova Iorque e parte em busca de autoconhecimento em uma viagem de um ano. No caminho, se entrega à gastronomia na Itália, à fé na Índia e à paixão, na Indonésia.

 

2. Sob o Sol da Toscana (Itália, EUA | 2003)

Desiludida e recém-divorciada, a escritora Frances (Diane Lane), viaja para a Toscana (Itália), onde compra uma chácara e, enquanto reforma o casarão, faz descobertas sobre si própria, sobre relacionamentos e sobre o amor.

 

3. O Mundo em Duas Voltas (Brasil | 2007)

A famosa família de viajantes catarinenses, os Shürmann, resolve refazer a viagem do navegador português Fernão de Magalhães, o primeiro a dar volta ao mundo em uma embarcação (em 1519). Os Shürmann partiram do Brasil e, durante três anos, passaram por lugares como a Patagônia, atravessaram o Oceano Pacífico, chegaram à Ilha de Páscoa e aportaram em inúmeras ilhas da Oceania e da África.

 

4. Meia-noite em Paris (EUA | 2011)

Em um passeio por Paris, durante as férias com sua noite, o escritor Gil (Owen Wilson) se impressiona com os principais pontos turísticos da cidade luz. Quando o relógio marca meia-noite, Gil embarca em uma viagem no tempo, chegando aos anos 1920, onde se encontra com personagens famosos, como Salvador Dalí, Pablo Picasso, Scott Fitzgerald, Gertrude Stein e Ernest Hemingway.

 

5. Vicky Cristina Barcelona (EUA | 2008)

Mais um clássico de Woody Allen nesta lista. Vicky (Rebecca Hall) e Cristina (Scarlett Johansson), duas amigas norte-americanas, de férias em Barcelona, na Espanha, conhecem um charmoso pintor em uma galeria de arte e embarcam numa história repleta de sensualidade.

 

6. Resgate do Coração (EUA | 2019)

Com o término de seu casamento às vésperas de uma segunda viagem de lua de mel, Kate (Kristin Davis) viaja sozinha para a Zâmbia, a fim de encontrar um novo sentido para sua vida. Em meio a paisagens surpreendentes, Kate participa do resgate de um bebê elefante e passa a dar valor a pessoas e situações que até então desconhecia.

 

7. A Praia (Reino Unido, EUA | 2000)

Esse é um filme obrigatório nas listas de filmes de viagem, pois apresentou para o mundo a paradisíaca praia de Maya Bay (em Bangkok, na Tailândia). O sucesso foi tanto, que autoridades locais precisaram interferir, controlando o acesso de turistas no local. O filme traz aventura do jovem mochileiro Richard (Leonardo Di Caprio), em busca de uma ilha secreta.

 

8. Na Natureza Selvagem (EUA | 2008)

Após sua formatura na faculdade, o jovem Christopher McCandless (Emile Hirsch) sai pelos Estados Unidos em busca de aventura e liberdade. Durante a viagem, desbrava o interior dos estados Dakota do Sul, Arizona e Califórnia e encontra pessoas que mudam sua vida.

 

9. Mamma Mia (EUA, Reino Unido, Alemanha | 2008)

Tendo como cenário as famosas ilhas gregas (a ilha de Kalokairi, especificamente), esse delicioso musical conta – através de músicas do ABBA – a história de Sophie (Amanda Seyfried). Às vésperas de seu casamento, a jovem resolve descobrir quem é seu pai e envia convites para três ex-namorados de sua mãe, Donna (Meryl Streep), que precisa inventar meios de não revelar quem é o pai de Sophie.

 

10. New York, Eu Te Amo (EUA | 2008)

Uma sequência de curtas-metragens que têm como elo de ligação a maior cidade do mundo. São histórias de amor mostradas de forma leve e com um humor delicado, que tratam das relações possíveis e impossíveis na megalópole.

 

11. Antes de partir (EUA | 2007)

Dois idosos se conhecem no hospital e resolvem aproveitar seus últimos meses de vida de uma forma diferente e saem viajando pelo mundo. Juntos, conhecem a Muralha da China, as pirâmides do Egito, o Himalaia e o Taj Mahal, repensam a vida e redescobrem sentimentos que realmente valem a pena, como a amizade.

 

12. Diários de Motocicleta (EUA, Argentina, Brasil, Peru, Chile | 2004)

O estudante de medicina Ernesto Guevara (Gael García Bernal), viaja pela América do Sul com seu amigo Alberto Granado (Rodrigo de la Serna). Do Brasil ao Peru, passando por lugares como o Machu Pichu, durante o trajeto, os amigos se deparam com uma forte desigualdade social, e ouvem relatos de injustiça e miséria.

 

13. Dois Papas (Reino Unido, Itália, Argentina, EUA | 2019)

Baseada em fatos reais, o filme retrata um momento decisivo da história recente da Igreja Católica. Os diálogos entre o então cardeal Jorge Bergogliov (Jonathan Pryce) e o papa Bento XVI (Anthony Hopkins) são delicados e mostram a humanidade por trás das duas importantes figuras. Durante as conversas, os personagens passeiam por pontos turísticos do Vaticano, como a Praça São Pedro e a Capela Sistina.

 

BÔNUS: PRODUÇÃO CATARINENSE É A PRIMEIRA SÉRIE BILÍNGUE (LIBRAS / PORTUGUÊS) DA NETFLIX

Crisálida (Brasil | 2020)

Recém-lançada, a série é ambientada em Florianópolis e conta, de maneira sensível, através de personagens muito bem construídos, a história de um grupo de jovens surdos e suas relações familiares, de amizade e amorosas.