Retomada do turismo: A busca por destinos nacionais deve crescer em 2021

Quase um ano após o surgimento dos primeiros casos de covid-19, podemos dizer que ainda estamos aprendendo a lidar com a pandemia. Todos os setores da economia precisaram se adequar a novas regras, se reinventar e criar meios para manter as atividades. Com o turismo não foi diferente. Passado o susto inicial, com a suspensão total dos serviços, o ano de 2020 foi de reestruturação e de buscar formas de impulsionar as viagens pós-pandemia. Nesse cenário, o turismo nacional vem ganhando força e despontando como grande tendência para o setor em 2021.

 

CONSULTORIA ESPECIALIZADA APOSTA NO TURISMO NACIONAL COMO PILAR PARA A RETOMADA DO SETOR

Segundo pesquisa realizada pela Hibou Monitoramento de Mercado e Consumo, são muitos os fatores que levam especialistas a apostarem no aumento da procura por destinos nacionais.

A pesquisa mostrou que 55,4% dos brasileiros desejam viajar pelo país pós-pandemia. E pequenas viagens aos fins de semana e para locais próximos ao domicílio estão na preferência dos entrevistados para o próximo ano. 

Entre as principais razões, destacam-se:

Câmbio desvalorizado

Se, por um lado, real desvalorizado em relação a outras moedas – como o euro e o dólar – representa um problema em diversos setores da economia, no turismo, essa desvalorização pode ser uma grande chance de crescimento na exploração de diferentes nichos. Entre eles, o turismo nacional, além de atrair visitantes estrangeiros, que acabam gastando mais. 

Restrição de voos / entrada em países estrangeiros 

Ao longo de 2020, praticamente todas as empresas de aviação realizaram mudanças operacionais que refletiram em alterações de horários e até suspensão de voos, além dos novos protocolos de segurança. Mesmo sendo bastante efetivos, muita gente ainda tem receio e não se sente segura o suficiente para passar horas em um avião.

Além disso, se não tomadas medidas para agilizar a vacinação no Brasil, esta ação pode causar sanções ao Brasil. Entre elas, há a possibilidade de que outros países passem a restringir e até negar a entrada de turistas brasileiros enquanto não houver vacinação em massa.

O especialista em viagens, Ricardo Freire, do site Viaje na Viagem, acredita que se as fronteiras forem fechadas para os brasileiros, as viagens nacionais serão preferência. “É possível que a vontade reprimida de viajar nos faça ver os atrativos brasileiros com outros olhos", afirma.

Viagens curtas / viagens de carro

Ricardo Freire acredita que tanto os brasileiros da classe média quanto os de alta renda devem preferir tirar férias menores, de cerca de duas semanas, e aproveitar para conhecer o país.

Uma pesquisa realizada pelo Booking, que entrevistou 20 mil viajantes de 28 países, apontou que as pessoas têm preferido viajar de carro porque, além da segurança, é uma maneira de “fugir da burocracia dos aeroportos”.

O site Booking apontou, ainda, que as pessoas só se sentirão realmente seguras para realizar viagens grandes após a vacina. Enquanto isso, 55% dos entrevistados responderam que desejam conhecer um novo destino próximo à cidade em que residem, e 63% pretendem viajar a lugares que já conhecem. 

2021 pode ser uma excelente oportunidade de conhecer ou revisitar Florianópolis e aproveitar tudo que esse paraíso tem a oferecer!