viagem de carro

Dicas para planejar e aproveitar uma viagem de carro pelo Brasil

Viajar de carro pelo Brasil é uma opção econômica e que permite aproveitar melhor os companheiros de viagem, sejam familiares, parceiro (a) ou amigos, e conhecer lugarejos em que a gente não iria se viajasse de avião. Quem costuma viajar de carro pelo país, geralmente valoriza a liberdade e as surpresas que o caminho proporciona. Cair na estrada pode ser o começo de uma viagem inesquecível. Porém, é preciso tomar alguns cuidados para que a diversão não vire um pesadelo.

Planejamento é a palavra-chave de uma viagem tranquila e segura. E tudo começa com a revisão e manutenção do veículo, e a checagem da documentação. Com tudo certo, é hora de pensar no trajeto, na hospedagem e nos passeios.

Enquanto o Brasil (e demais países) estiver sob alerta por causa da pandemia de coronavírus, é importante redobrar os cuidados, principalmente durante as paradas, evitando lugares com muitas pessoas e utilizando serviços ou
consumindo produtos de lugares de confiança, que prezem pela higienização das instalações conforme indicação dos órgãos de saúde.

COMO APROVEITAR UMA VIAGEM DE CARRO COM SEGURANÇA E DIVERSÃO

Com estas dicas e muita vontade conhecer novos lugares, sua viagem de carro tem tudo para ser perfeita.

Crie um roteiro realista

Considere a estrada, como parte do passeio. Aproveite todos os momentos, mesmo durante o trajeto. Uma boa playlist ajuda a tornar o caminho mais agradável.

Crie um roteiro que permita passar mais tempo em uma cidade, caso você e os demais passageiros desejem. A flexibilidade é uma das vantagens de viajar de carro. Às vezes, desbravar o entorno do destino final é mais interessante que conhecer a própria cidade.

Escolha a maior cidade da região para servir de base. Isso evita trocar muitas vezes de hotel e perder tempo com fazer malas e outras burocracias. Assim você pode passear em cidades próximas durante o dia e voltar para o hotel à noite.

Prefira trechos curtos

Trechos longos tendem a ser cansativos. Mesmo quando a paisagem é bonita, e os motoristas se revezem no volante, viajar por muitas horas atrapalha o passeio, pois quando chegarem ao destino, provavelmente precisarão de muito tempo para descansar.

Faça paradas para lanches e, se for preciso, passe a noite em um hotel no meio do caminho. Novamente, aqui, o planejamento é fundamental: conheça as opções de hospedagem e de alimentação da região e escolha a que mais combina com seu estilo e orçamento.

Considere passar por estradas menores

Como já foi dito, o caminho é parte importante de uma viagem de carro. Para conhecer diferentes paisagens e vilarejos, faça desvios da rodovia principal, rodando por estradas menores ou rotas alternativas.

Separe dinheiro para os pedágios

A maior parte das rodovias brasileiras é operada por consórcios privados, que cobram pedágios para manter a manutenção das vias. Saiba quantas praças de pedágio há durante o trajeto (considere ida e volta) e quais os valores. O ideal é levar o valor em notas pequenas, para facilitar a operação.

Pesquise sobre as condições de trânsito das cidades

Algumas cidades, principalmente os grandes centros urbanos, não são muito amigáveis com motoristas de fora. O trânsito de São Paulo, por exemplo, pode ser bastante confuso para quem não está acostumado.

Para evitar acidentes ou outros problemas, estude as condições de trânsito e evite dirigir em horário de pico.

Saber como é a oferta de estacionamento na cidade de destino também é uma maneira de evitar prejuízo.

O GPS é o copiloto de quem viaja de carro. Tenha sempre um aparelho de GPS confiável e com bateria carregada.

Considere o tempo de deslocamento

Além de considerar a distância e o tempo médio, o cálculo de tempo na estrada deve ser feito com base nas condições da estrada e na velocidade média permitida em cada trecho.

Cuide dos pertences dentro dos carros

Durante as paradas, tenha cuidado com malas e outros pertences deixados no carro. Evite parar em locais muito ermos e leve consigo dinheiro, cartões de crédito, documentos e objetos de valor.

Tenha à mão o contato dos hotéis reservados

Alguns hotéis cancelam as reservas após às 18 horas. Em caso de atraso em função do trânsito, é recomendado ligar para o hotel e avisar que está a caminho. Assim, você não corre risco de ficar sem ter onde passar a noite.

viagem de carro