Entenda qual é o modelo de evento corporativo ideal para a sua empresa

Difundir conhecimentos, debater ideias, divulgar produtos e promover interação entre parceiros, funcionários e clientes. Essas são algumas funções dos eventos corporativos, eventos que trazem inúmeros benefícios tanto para quem organiza quanto para quem participa. Embora recebam a classificação de “eventos corporativos”, eles podem ser de diversos formatos, dependendo do seu propósito, que deve ser determinado pelo público-alvo, pela intenção do organizador, do local, da duração, entre outras inúmeras variáveis.

Abaixo listamos os tipos mais comuns de eventos corporativos e as principais características de cada um para ajudar você a diferenciar e entender qual o modelo mais adequado para sua empresa ou ocasião.

 

TIPOS DE EVENTOS CORPORATIVOS

 

Palestras

Palestras são eventos curtos, que duram algumas horas e que abordam um tema bastante específico de uma área de conhecimento ou de atuação. As palestras podem ser instrutivas, motivacionais ou comportamentais e seu formato é de explanação, sem aprofundamento de conteúdo. Em eventos maiores, as palestras fazem parte da grade de atividades disponíveis, mas elas podem, também, acontecer isoladamente.

Congressos

São eventos de grande porte que ocorrem durante um determinado período, geralmente uma semana ou um fim de semana. Nos congressos acontecem inúmeras atividades - palestras, feiras, mesas-redondas –, como se fossem pequenos eventos. Os congressos, em geral, atraem grande público de um determinado setor e contam com a presença de profissionais renomados.

Em geral, a temática gira em torno de interesses específicos da área de atuação dos participantes, que podem ser associações de classe, universidades, órgãos públicos, empresas privadas, estudantes e profissionais liberais.


Simpósios

Os simpósios são eventos que contam com especialistas em um determinado assunto e têm a presença de um moderador, que apresenta e media a conversa, concedendo direito de resposta, abrindo para perguntas e cuidando do tempo de explanação de cada participante. Em um simpósio os participantes expõem seus pontos de vista para o público presente. Mesmo com participantes expondo sua opinião, esse modelo de evento se diferencia dos debates pelo seu caráter mais “amigável”. Em geral, são convidadas pessoas que não tenham grandes divergências sobre o assunto tratado. Assim, a conversa flui no sentido de reforçar ou complementar a fala do outro, ao invés de discutir. O ponto central de um simpósio é o debate de um tema por parte dos oradores, mas de forma expositiva, ou seja, cada um mostrando o seu ponto de vista.  Não há propriamente uma discussão direta entre eles — como em uma mesa-redonda, por exemplo. Por isso, os simpósios são comuns no meio acadêmico, como forma de apresentar descobertas e transmitir conhecimentos.

Convenções

São eventos que se assemelham, quanto ao formato, aos congressos, mas se diferenciam pelo fato de serem mais específicos e, em sua maioria, não abertos ao público em geral. As convenções podem ser consideradas reuniões de classe de grande porte. É comum as empresas organizarem convenções com suas equipes separadamente e oferecer uma série de atividades relacionadas ao setor de atuação. O formato é bastante usado, também, por colégios, universidades, sindicatos, lideranças empresariais e partidos políticos. As convenções visam aumentar o engajamento dos funcionários nos interesses e propósitos da empresa. Para reforçar essa intenção, as convenções costumam ter uma confraternização no fim e, não raramente, premiações.

Feiras e showrooms

As feiras de negócios reúnem diferentes empresas do mesmo ramo, expondo produtos ou oferecendo serviços em um mesmo ambiente, enquanto os showrooms são exposições de produtos de uma única empresa, normalmente realizados em lançamentos, para apresentar as novidades aos clientes ou ao público em geral. O objetivo desses eventos, além de aumentar as vendas, obviamente, é fazer contatos e aumentar a rede de potenciais clientes.  Esses são apenas alguns exemplos de eventos corporativos, os mais comuns. E, seja qual for o formato escolhido para o próximo evento da sua empresa, escolha uma das salas do Faial Prime Suites e tenha todos os benefícios de um hotel preparado para receber sua equipe e convidados no Centro de Florianópolis