Trilhas de Florianópolis: Um jeito diferente de conhecer a cidade

Fazer trilha é uma maneira de se aventurar, entrar em contato com a natureza, explorar lugares pouco visitados e conhecer paisagens incríveis. As trilhas de Florianópolis levam os aventureiros a praias ou cachoeiras com visuais únicos. São caminhos deslumbrantes que enchem os olhos e fazem bem ao corpo e à mente. 

Se você deseja ver a cidade de uma forma diferente e se aventurar em novas travessias na Ilha da Magia, saiba conheça as principais trilhas de Florianópolis.

 

Trilha do Gravatá (Caminho dos Pescadores)

[duração aproximada: uma hora - acesso pelo morro da Praia Mole]

O caminho que liga o Retiro da Lagoa à Praia do Gravatá é muito bem sinalizado e fácil de encontrar. O trajeto é curto e não exige muito preparo físico, embora tenha alguns trechos mais íngremes e com risco de queda, que merecem atenção. Por ele, é possível percorrer trechos de Mata Atlântica preservada, e há ramais secundários levam a mirantes naturais.

Do alto da Pedra do Urubu é possível ter uma visão privilegiada da Lagoa da Conceição, da Praia Mole e da Praia da Galheta. 

[Leia mais: Roteiro com as melhores praias de Floripa]

 

Trilha da Boa Vista

[duração aproximada: duas horas - acesso pela Barra da Lagoa]

Formada a partir de um antigo caminho de gado, a trilha passou a ser usada como atalho entre as praias da Barra da Lagoa e Galheta. O caminho possui diversos mirantes naturais e pontos de vista panorâmica incrível. 

Essa trilha exige preparo físico intermediário, principalmente pelas subidas e pela distância, e possui longos trechos em descampados.

 

Trilha do Poção

[duração aproximada: 20 minutos - saída do Córrego Grande]

Uma pequena trilha, a poucos minutos de distância do Centro de Florianópolis - que quase não exige esforço, feita praticamente toda em mata fechada e ao som dos cantos dos pássaros, leva a uma cachoeira com uma refrescante piscina natural. A Cachoeira do Poção costuma ser bastante movimentada nos fins de semana de verão. Por isso, quem prefere lugares com pouco movimento deve ir durante a semana, de preferência de manhã.

 

Trilha da Praia do Saquinho

[duração aproximada: uma hora - saída da Praia da Solidão]

A Trilha do Saquinho a comunidade do Rio das Paca à Praia do Saquinho, um dos lugares mais bonitos e isolados da Ilha de Santa Catarina. A trilha foi totalmente calçada pelos próprios moradores. Ela segue, em grande parte, pelo Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri. Seu trajeto é relativamente curto e não exige muito preparo físico. Pelo caminho encontra-se a encantadora vista panorâmica até a Pedra da Vigia. 

 

Trilha da Lagoinha do Leste

[duração aproximada: duas horas - com saída da Armação do Pântano do Sul]

O caminho que leva a uma das praias mais bonitas de Santa Catarina, embora bastante íngreme, é seguro, bem sinalizado e possui degraus feitos pelos moradores nos trechos mais difíceis.

A Lagoinha do Leste é uma pequena praia de mar bravo, com dunas, pontas, costões, riachos e laguna. Tudo isso com costões e morros cobertos com Mata Atlântica. 

Há, também, uma trilha pela Praia do Matadeiro, que é mais longa e exige preparo físico.

 

DICAS IMPORTANTES PARA QUEM VAI FAZER TRILHAS EM FLORIANÓPOLIS 

É importante lembrar que o acesso às trilhas nem sempre é fácil, e em casos de acidentes, o socorro pode demorar a chegar. Por isso, para evitar acidentes ou outros "perrengues" durante a trilha é preciso se precaver e tomar alguns cuidados, como:

 

– Pesquise antes sobre a trilha que deseja fazer;

– Escolha uma trilha adequada ao seu nível de preparo físico;

– Tenha uma mochila feita de material leve e de preferência impermeável;

– Leve o celular com bateria carregada;

– Não esqueça o repelente e o protetor solar, repasse a cada duas horas; 

– Use roupas leves e calçado adequado. 

– Hidrate-se! Leve garrafas de água ou um camelbak, considere os trechos de ida e de volta;

– Leve lanches que reponham a energia rapidamente, como barrinha de cereal, biscoitos, sanduíches e chocolate.

– Se você não tem experiência, não faça trilhas sozinho (nas redes sociais é possível encontrar grupos de trilheiros abertos à participação de outras pessoas);

– Leve uma sacola para recolher seu lixo;

– Não retire nada da trilha, evite mexer em plantas, pedras e animais;

– Não faça trilhas após longo período de chuva ou após um dia de chuva intensa.

Para mais saber mais, o aplicativo Floripa Hike (disponível para Android e iOS) traz informações completas sobre outras trilhas, grau de dificuldade, localização, condições específicas e tudo mais que você precisa saber antes de se aventurar.