Turismo na Grande Florianópolis: 7 passeios incríveis para você fazer quando vier a Floripa
As belezas naturais e festas de Floripa são famosas em todo o país. O que muita gente não sabe é que as cidades próximas à Capital também são repletas de lugares lindos e opções de passeios para todos os gostos.
Além das praias, a Grande Florianópolis tem águas termais, cachoeiras, paisagens bucólicas, cultura, esportes radicais etc. Pela localização – no coração do Centro de Florianópolis – O Faial Prime Suítes permite que os visitantes desfrutem de passeios por toda a região metropolitana com facilidade de acesso. Separamos sete atrações imperdíveis em cidades vizinhas – passeios que podem ser feitos em um dia – para você esticar sua estadia no Faial Prime Suítes e aproveitar o melhor de Santa Catarina. Confira!
Centro Histórico de São José
Cidade-irmã de Florianópolis, São José divide partes de sua história e colonização com a capital e possui grande riqueza cultural. Um passeio pelo Centro Histórico de São José, nos arredores da Praça Hercílio Luz, com sua Igreja Matriz, o Teatro Adolpho Mello, a Casa de Cultura e as dezenas de sobrados centenários é uma viagem ao tempo. No segundo domingo de cada mês, há ainda uma feira de artesanato local, com atrações artísticas e gastronomia.
Fé e trilhas em Tijucas e Nova Trento
O Vale do Rio Tijucas, um importante polo religioso brasileiro, mais especificamente, em função do Santuário Santa Paulina, em Nova Trento, que recebe milhares de devotos em todos os meses do ano.
Para quem gosta de aventura e contato com a natureza, a cidade de Tijucas é um prato cheio, com trilhas em mata nativa (feitas a pé ou de motocicleta) que levam a riachos e cachoeiras.
Esportes radicais em Águas Mornas
Os rios caudalosos e as inúmeras quedas d’água e cachoeiras de Águas Mornas dão ideais para a realização de trekking, canoagem, rapel, rafting e tirolesa.
Para a alegria da criançada (e dos adultos também), o município tem dois parques aquáticos.
Cicloturismo e gastronomia em Rancho Queimado
Quem deseja conhecer a serra catarinense, mas não quer passar muito tempo no trânsito, pode ter uma “amostra da serra” em Rancho Queimado, a menos de uma hora de distância de Floripa.
A cidade oferece cervejarias, restaurantes com culinária típica alemã ou italiana, além dos deliciosos cafés coloniais.
Ciclistas podem aproveitar para conhecer a região em um circuito que une várias localidades da região. Para isso, é possível alugar bicicletas e equipamentos.
Águas termais e rota da cachaça em Santo Amaro da Imperatriz
Santo Amaro da Imperatriz possui mais da metade de seu território coberto por Mata Atlântica. É possível passar um dia descansando nas estâncias de águas termais naturais ou, ainda, praticar rafting e canoagem nos rios da região.
A cidade é um importante polo de produção de cervejas e de cachaça da Grande Florianópolis, e alguns alambiques são abertos à visitação e oferecem visita guiada e degustação.
Passeio em família no Parque Serra do Tabuleiro, em Palhoça
Com quase 90.000 hectares, o Parque Serra do Tabuleiro abrange nove municípios, mas tem sua maior porção em Palhoça.
Trata-se da maior unidade de conservação do Sul do país e, além da área de preservação permanente, há um espaço aberto para o ecoturismo, com atividades como caminhadas, rapel, voo livre e passeios por trilhas onde se pode observar a fauna e a flora do local.
Surf e natureza na Praia do Rosa (Imbituba)
A 90 km de Florianópolis, está a Praia do Rosa, considerada como uma das mais bonitas do mundo pelo jornal britânico The Sun e pelo do norte-americano The New York Times.
A Praia do Rosa é procurada tanto por surfistas, praticantes de kitesurf e stand-up paddle e amantes da natureza quanto por pessoas que simplesmente querem passar um dia relaxando à beira-mar.