Passeio virtual: Conheça 7 importantes museus do mundo sem sair de casa

Enquanto precisamos nos manter em isolamento social o máximo possível, e o turismo ainda não é uma atividade segura, por conta da pandemia de covid-19, precisamos buscar maneiras de nos divertir e manter a mente ativa. E a arte é uma excelente fonte de lazer e de conhecimento. Sabendo disso, centenas de museus e galerias em todo mundo abriram, virtualmente, suas portas, para que seja possível conhecer seus corredores e a riqueza de suas obras através de um clique.

Além dos sites dos próprios museus e galerias, o Google Arts&Culture funciona como uma fonte quase infinita de passeios on-line. É uma ferramenta perfeita para quem deseja conhecer pinturas, esculturas, performances e instalações de artistas de todas as épocas e movimentos artísticos. Seja presencial ou virtualmente, um passeio por um museu é uma experiência enriquecedora para adultos e crianças. E os acervos on-line ajudam, ainda, a traçar o roteiro das próximas viagens.

7 MUSEUS PARA VOCÊ CONHECER VIRTUALMENTE

Museu do Louvre (Paris, França)

O Museu do Louvre é, provavelmente, o mais famoso do mundo e está na lista de desejo de todos os viajantes. E não é para menos! Além da obra-prima de Leonardo Da Vinci, Mona Lisa (datada de 1503), e de outras pinturas do mestre italiano, como a Virgem dos Rochedos (1495) e A Virgem, Santa Ana e o Menino Jesus (1503), é possível visitar obras que contam a história da arte mundial. Entre elas, citamos a Vênus de Milo (101 a.C.), a Vitória de Samotrácia (109 a.C.) e a impressionante A Liberdade guiando o povo (1830), de Eugène Delacroix.

A concorrida galeria de antiguidades egípcias também está aberta à visitação on-line. Os visitantes virtuais podem conhecer grande parte dos corredores e salões do palácio que abrigou a monarquia antes da Revolução Francesa e aproveitar para ver em detalhes as obras e o mobiliário – e sem precisar disputar espaço com as mais de 25 mil pessoas que visitam o local diariamente.

Museu Nacional de Antropologia (Cidade do México, México)

O Museu Nacional de Antropologia é uma das principais atrações da Cidade do México e parada obrigatória para quem visita aquele país. O museu tem um acervo de peças pré-colombianas (antes da descoberta das Américas por Cristóvão Colombo) único no mundo.

Os grandes destaques do museu estão na sala dos povos mexicas (como os mexicanos chamam os astecas). Nessa sala está a Pedra do Sol (esculpida em algum momento entre 1502 e 1521), popularmente conhecida como Calendário Asteca, em meio a esculturas que representam os deuses de Teotihuacán, e inúmeros crânios e máscaras mortuárias dos povos primitivos da América Central.

Galeria Uffizi (Florença, Itália) 

Florença é o berço do Renascimento, importante movimento artístico italiano que tem como principais representantes os gênios grandes gênios Botticelli, Leonardo da Vinci, Michelangelo e Rafaello. Na Galeria Uffizi encontram-se obras desses artistas, como pinturas e esculturas feitas entre os séculos XII e XVII. As atrações principais da Galeria são os quadros A primavera (1492) e O nascimento de Vênus (1486), de Sandro Botticelli. A famosa Medusa (1597), de Caravaggio, também faz parte do rico acervo da Uffizi.

Museu da Acrópole (Atenas, Grécia) 

Visitar o Museu Arqueológico de Atenas é como estar em um capítulo fundador da cultura, da arte e da civilização ocidentais. O moderno prédio do Museu está localizado em um complexo que abriga as ruínas da Acrópole de Atenas e tem no acervo peças originais da Grécia Antiga, a cabeça de Alexandre Magno. Além disso, tem cinco Cariátides originais do templo de Erecteion, do período jônico (XI a.C.). As Cariátides eram colunas esculpidas em forma de figuras femininas cujas cabeças sustentavam uma construção.

Museu Nacional de História Natural (Washington DC, Estados Unidos)

O acervo do Museu Nacional de História Natural de Washington conta com nada menos que 126 milhões de espécimes e artefatos de todas as eras geológicas da Terra, desde muito antes da existência dos seres humanos até os dias atuais. Esqueletos e réplicas de mamutes, dinossauros, baleia azul e outros animais gigantes surpreendem os visitantes.

A interatividade é uma marca registrada desse museu e, na versão on-line, é possível percorrer todos os corredores e clicar nas peças para vê-las mais de perto. Há, ainda, visualização em 360º e em realidade virtual de alguns objetos.

Museu de Arte de São Paulo - MASP (São Paulo, Brasil) 

Um dos principais museus brasileiros, o MASP é também um marco da arquitetura e um cartão-postal da cidade de São Paulo. O prédio, projetado por Lina Bo Bardi, é famoso pelos seus quatro pilares vermelhos que apoiam, sobre grande famoso vão livre (de 74 metros) o prédio modernista de vidro e concreto aparente.

O MASP possui galerias de exposições temporárias e um acervo – disponível on-line - com obras fundamentais dos brasileiros Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Almeida Junior. Entre os artistas internacionais, enriquecem o acervo do MASP nomes como Rafaello, Botticceli, Delacroix, Renoir, Manet, Monet, Degas, Cèzanne, Picasso, Modigliani, Toulouse-Lautrec, Van Gogh, Matisse e Chagall.

Instituto Inhotim (Brumadinho, MG)

O Instituto Inhotim é uma área de 140 hectares de floresta e jardim botânico (com mais de cinco mil espécies, muitas ameaçadas de extinção). As obras são expostas em galerias de exposições individuais ou nos jardins, de forma permanente. O espaço conta, ainda, com galerias para exposições temporárias.

O Inhotim é um dos mais importantes museus de arte contemporânea do mundo, e seu acervo conta com mais de 700 trabalhos de 200 artistas. A proposta de interligar projetos artísticos e paisagismo, arte e natureza, faz do Inhotim um espaço único e uma referência internacional.

Os museus de Florianópolis ainda não possuem visitação virtual, mas você pode conhecer um pouco mais sobre a arte e a cultura florianopolitana no Blog do Faial Prime Suíte.

[Leia mais: Uma viagem pela história dos principais pontos turísticos do Centro de Florianópolis]