Drinks pelo mundo: Uma viagem pela tradição e sabores de bebidas típicas de países dos 5 continentes

Enquanto ainda temos fronteiras fechadas ou restrições a viagens por conta da pandemia de covid-19, é possível encontrar maneiras de explorar a cultura de diversos países mantendo-se em casa, em segurança. Já falamos aqui dos passeios virtuais por museus do mundo inteiro. E também demos dicas de filmes que são inspirações para quem ama viajar. Hoje vamos viajar por países dos cinco continentes do mundo através dos sabores de drinks preparados com bebidas típicas.

Anote nossas dicas e aproveite! Mas, lembre-se de beber com moderação!

ÁFRICA

África do Sul: A bebida típica desse país é o licor de marula (feito com creme de leite e suco do fruto da maruleira). Embora seja preparado de maneira diferente, seu sabor é bastante semelhante ao da Amarula, disponível nos mercados brasileiros.

Nigéria: Diferentemente do sabor adocicado do licor de marula da África do Sul, os nigerianos apreciam mesmo o gosto forte do Alomo Bitters (fabricado em Gana). A bebida é feita à base de extratos vegetais e, embora não seja encontrada com facilidade fora do continente africano, é possível substituí-la por outro bitter (como o Jägermeister e a Angostura no preparo de drinks).

AMÉRICA

México: Falando em bebidas típicas, não poderia faltar ela: a famosa tequila. É destilado do agave-azul, planta comum da cidade de Tequila (que dá nome à bebida). Embora tenha alto teor alcoólico (cerca de 40%), a tequila possui um sabor agradável e pode ser ingerida de diversas maneiras.

Cuba: De aroma e sabor suaves, o rum é uma bebida destilada do melaço de cana-de-açúcar. Pode-se dizer que é um “parente” distante da cachaça brasileira. Bastante versátil, é ingrediente para inúmeros drinks famosos em todo o mundo.

Peru e Chile: O pisco é a bebida alcoólica mais tradicional desses países que, inclusive, têm certa rixa para saber quem inventou e quem faz o melhor pisco. Trata-se de um aguardente de uva, que pode chegar a 40% de graduação
alcoólica e é considerado um patrimônio histórico, cultural e produtivo das regiões de Atacama e Coquimbo.

ÁSIA

Japão: O saquê é uma bebida à base de arroz e com sabor delicado que, há algum tempo, vem ganhando o paladar dos brasileiros, sendo usado, inclusive, em variações da tradicional caipirinha.

Irã: Como na maior parte dos países árabes muçulmanos, no Irã, o consumo de bebida alcoólica é proibido. Mas isso não impede os árabes de apreciarem bebidas deliciosas, como o tradicional doogh, uma bebida refrescante que tem
como ingrediente principal o iogurte.

EUROPA

Grécia: O ouzo é uma aguardente extremamente perfumada, preparada a partir da fermentação do anis. Sua criação é atribuída a monges do Monte Athos, no século XIV. Quando misturada com água (ou gelo), o ouzo deixa de ser transparente e torna-se esbranquiçado.

Espanha: De origem espanhola, a sangria também faz parte das bebidas típicas e é consumida em diversos países. Bastante fresca e agradável ao paladar, é feita com base numa mistura de vinho tinto ou vinho branco, suco e pedaços de frutas e açúcar.

OCEANIA

Polinésia Francesa: O rum é uma das bebidas mais consumidas nas ilhas que formam a Polinésia Francesa, como Taiti e Bora Bora. A bebida é combinada com frutas em coquetéis refrescantes e muito saborosos, como o Mai-Tai.

Austrália: O povo australiano gosta muito de cerveja e há cervejas australianas conhecidas no mundo inteiro. A preferência é pelas mais encorpadas, de sabor marcante, como a Victoria Bitter. Mas, nos dias mais quentes, a cider – fermentado de maçã, como uma espécie de sidra – misturada com frutas é que faz sucesso no país dos cangurus.