Descubra 5 pratos típicos de Florianópolis que você não pode deixar de conhecer

Quando o mar é o quintal de casa, não é de se estranhar que o cardápio típico de seus moradores seja repleto de frutos do mar. Por isso, a  gastronomia de Florianópolis traz tanto esses ingredientes. É preciso adicionar a essa receita generosas influências dos colonizadores açorianos e muitas pitadas de traços da cultura indígena.  

O resultado de toda essa troca cultural é uma culinária de temperos marcantes, com muito peixe, camarão, marisco, berbigão e carne de siri. Mais recentemente, a capital catarinense passou a ser a maior produtora nacional de ostras, consolidando essa apreciada iguaria como um ingrediente genuinamente manezinho. 

Ao longo do tempo, a gastronomia local foi recebendo outras influências, ganhando algumas adaptações, mas nunca deixou de lado a sua essência. Vir para a Ilha e não sentir o sabor e o aroma de pratos consagrados, significa não apreciar alguns dos melhores presentes que Floripa tem para seus visitantes, ofertados desde pratos simples a receitas de alta gastronomia. 

Se tiver dúvida sobre o que comer em Florianópolis, este post vai te ajudar! Listamos cinco pratos que você não pode deixar de conhecer nos restaurantes em Florianópolis.

Ostras

Santa Catarina é responsável por 95% da produção de moluscos (ostras, mexilhões, berbigões e vieiras) no Brasil . A Grande Florianópolis concentra a maior parte das fazendas marinhas, com destaque para a comunidade do Ribeirão da Ilha, local com grande concentração de restaurantes especializadas no preparo da iguaria. Tradicionalmente são servidas in natura, ao bafo ou gratinadas.  

Pirão de Peixe

Nesse prato bem emblemático, estão dois ingredientes bem característicos: a farinha de mandioca, uma herança da cultura indigena, e o caldo de peixe com suas especiarias. A maioria dos restaurantes não abre mão desse item no cardápio.   

Tainha frita

A pesca da tainha em Florianópolis começa tradicionalmente em maio, quando é possível comer o peixe fresco. A tainha frita é servida em postas e pode vir acompanhada do pirão, arroz branco, salada e fritas. Não deixe de experimentar também a ova frita da tainha. Há lugares que preparam a tainha recheada com a farofa da ova, o que também é uma ótima pedida.   

Pastel de berbigão

O berbigão é um molusco típico do litoral catarinense, por isso você não pode deixar de experimentar. O pastel com esse recheio temperado é bastante apreciado e é perfeito para ser servido como entrada. 

Caldo de cana

Se você andar pelo centro da cidade, irá se deparar com dezenas de placas oferecendo caldo de cana, especialmente na temporada quente do ano. A bebida é muito consumida na região e se torna ainda mais requisitada se acompanhada de um pastel de berbigão, camarão ou siri.  

Descubra mais sobre os encantos e as particularidades de Florianópolis, acompanhando o nosso blog.

Uma viagem pela história dos principais pontos turísticos do Centro de Florianópolis

Conhecendo Florianópolis: Praias e cultura açoriana estão entre as atrações do sul da Ilha da Magia

Conhecendo Florianópolis: o que fazer no norte da Ilha

Segredos de um café da manhã perfeito: Faial Prime Suites aposta na produção própria para oferecer qualidade e  variedade